30.11.09

Cozinha

Vou começar hoje a fazer os armários de parede para as louças e coisas e tal!

29.11.09

Portas

Como a cor das portas, arcos, janelas, etc, que a PA mandou com a colecção não são as mais adequadas para um palácio, que se pretende barroco, decide desmontar tudo e dar-lhes uma cor mais realista.
Comecei com um arco, transformando-o em porta.

Depois de ter desmontado as peças, pintei-as com um acrílico normal, mas ao final de 3 horas, a tinta não tinha secado, porque a "lacagem" que estava nas peças não permitiu... Para resolver a situação, dei-lhes então um primário branco, que secou em 10 minutos e depois passei então o acrílico...

Aqui vai uma foto com o resultado (ainda molhado :D)


Sala do Fresco

Aqui vão algumas fotos, de pouca qualidade da sala, ainda em estado bruto... sem portas, candeeiros e mobília...













Apesar de não se notar muito bem nestas fotos, que foram tiradas com flash, consegui o efeito de fresco, tanto na parede, como no tecto.

27.11.09

Cozinha

Recebi hoje uma encomenda da Eurominis, com peças para a Cozinha do palácio!!
Vou tirar fotos e mostrar a "piquena" fortuna que gastei!!

26.11.09

Começei a construir a primeira divisão do palácio!!
Dentro em breve já aqui vou apresentar algumas imagens...

24.11.09

Lully - Sublime


Lully: Marche Pour la Ceremonie des Turcs



The best dance scenes from "Le Roi Danse." Music by Lully

Luís XIV




23.11.09

Jogos Interactivos


Para quem gosta, ou por curiosidade, visitem outDutch

Os mais famosos Palácios em Miniatura


Casa Petronella



Castelo de Elaine Diehl



Casa de Bonecas da Rainha Maria

22.11.09

Imagens de Interiores Barrocos

Aqui estão alguns interiores barrocos...


San Anton Palace - Malta


Meanwhile, at Hampton Court Palace


The baroque interior of Blenheim Palace



Linhderhof Castle



Biombo

E aqui está o biombo que iniciei há alguns meses atrás...


Fresco

Fresco e algumas molduras compradas pela Eurominis, com "telas" pesquisadas na net.




Como podem ver, em especial na foto da direita, o efeito de fresco foi conseguido.
Esta divisão, será uma sala de passagem; o chão, que também foi feito por mim é constituído por simples placas de madeira de balsa, com 1 cm de largura e 7,5 cm de comprimento, colados numa base de papel normal, envelhecido depois de seco com envelhecedor 817, da marca FolkArt, tendo passado um pano húmido para não dar um aspecto tão perfeitinho e limpinho e depois envernizado.

Retratos!!

Qualquer palácio, grande ou pequeno!! deve ter a sua galeria de retratos, ou, no mínimo, uma grande quantidade de retratos...

Mas na escala 1/12, qual o tamanho adequado dos quadros? Serão os retratos de um tamanho muito grande? Serão as paisagens mais pequenas?!

Ora, uma boa forma de se saber quais as reais dimensões das pinturas é consultando um bom livro de história da Arte, como por exemplo, "História da Arte", de H. W. Janson, Edições da Fundação Calouste Gulbenkian, ou através de um bom site, como por exemplo, a Web Gallery of art.

Se utilizarmos um conversor, torna-se fácil que as medidas se mantenham exactas e proporcionais!!
Para dar o efeito de fresco, podemos utilizar várias técnicas; por exemplo, podemos imprimir a imagem escolhida, redimensionando-a, utilizando o Conversor 1/12, e colando directamente na parede, tendo atenção à dase da colagem, e tipo de cola a utilizar, ou então, realizar mais algumas etapas, e utilizando materiais diferentes...

Eu por exemplo imprimi a imagem em papel Transfer T-Shirt Digital, da Canson; escolhi uma folha A3 com gramagem alta, onde passei um verniz, o 114 Acrylic Picture Varnish, da Amsterdam, para criar uma base de ligeira colagem.

Depois, para passar a imagem para a folha A3 utilizei um ferro de engomar quente e transferi a imagem... Esta técnica permite criar um efeito real de fresco, como vão poder ver nas imagens.

Frescos

Para algumas divisões do palácio, resolvi decorar as paredes com frescos, nome dado a uma obra pictórica feita sobre parede, com base de gesso ou argamassa. Assume frequentemente a forma de mural.


A palavra afresco é empregada, muitas vezes, para designar a pintura mural em geral. Do italiano "buona fresco", pintura mural mais antiga e resistente da história da arte, que representa para a pintura contemporânea, o que representa o latim para as línguas neolatinas. Trata-se de uma pintura com pigmentos à base de água, feita sobre argamassa ainda fresca de cal queimada e areia. Seu conhecimento se justifica pela sua resistência ao tempo e também pelo retorno ao estudo das origens da arte, conseqüência de um longo período de procura estilística desenvolvido pelos contemporâneos.

Técnica

Esta técnica, Afresco derivado de buona fresco(boa nova em italiano), era conhecida e utilizada por gregos e romanos, sendo que velhas crônicas informam sobre decorações em afresco na Pinacoteca da Acrópole de Atenas, executadas por Polignoto de Tasso (séc. V a.C.), tendo como tema os afrescos de Lesche. São ainda conhecidos os pintores Apeles e (séc. IV a.C.) que se utilizaram da mesma técnica. Estas pinturas são somente conhecidas por informações escritas. As pinturas remanescentes de afrescos antigos são as de Pompeia e Herculano, que estiveram muito tempo sob a lava do Vesúvio. Sobre estes afrescos, crê-se terem havido retoques feitos a seco, em "fresco seco" e encáustica.

Frescos de todas as épocas podem ser admirados na Itália e vários deles são obras primas da arte ocidental. Mestres da arte medieval, renascentista e barroca empregaram este médium (meio). Os mais célebres são Giotto (1266/7-1337), Masaccio (1401-28), Fra Angelico (1387-1455), Piero della Francesca (1410/20-1492), Luca Signorelli (1441/50-1523), Miguel Ângelo (1475-1564), Rafael (1483-1520), Pietro da Cortona (1596-1669) e Giovanni Tiepolo (1696-1770). As etapas do afresco são a preparação do suporte, a preparação e a colocação do arriciatto e do intonaco, os métodos de transferência do estudo para o intonaco, a pintura do afresco e criação da camada de cristalização.

Definição

Técnica de pintura mural, executada sobre uma base de gesso ou nata de cal ainda úmida - por isso o nome derivado da expressão italiana fresco, de mesmo significado no português - na qual o artista deve aplicar pigmentos puros diluídos somente em água. Dessa forma, as cores penetram no revestimento e, ao secarem, passam a integrar a superfície em que foram aplicadas. O suporte pode ser parede, muro ou teto e a durabilidade do trabalho é maior em regiões secas, pois a umidade pode provocar rachaduras na parede e danificar a pintura. O termo também é usado para designar a pintura feita dessa maneira, normalmente em igrejas e edifícios públicos, e ocupando grandes extensões.



A visão de São Paulo, fresco de Michelangelo na Capela Sistina


Retirado da Wikipédia

Cozinha

Decidi "pegar" na cozinha do palácio e começar a construí-la!!


Para manter o aspecto barroco de conjunto, pesquisei num livro que comprei, "Os mais belos palácios de Portugal", decidi inspirar-me na cozinha do Palácio da Pena e no Palácio de Vila Viçosa", o que significa, muito "latão", e mármore para o chão!!, arcos de pedra e armários embutidos!



Seguem agora algumas imagens das cozinhas inspiradoras da minha petite cuisine!




Cozinha do Palácio da Pena










Cozinha do Palácio de Vila Viçosa

18.11.09

Ooppss... I did'it again

... Ora bem...

Esqueci-me do mail que criei para o meu blog inicial, Miniaturas & Afins e portanto tive que criar um novo blog, ESTE, para continuar a publicar os meus avanços neste mundo das miniaturas!!